Pilares da Educação
Presente Brilhante, Futuro Mega Brilhante
Por Maycon Tienga
Uma Educação Excelente tem o desejo maior de levar seus alunos a serem brilhantes agora e no futuro também. Educadores por Excelência usam diariamente todos os pilares (que você conhecerá nessa tese) para formar mentes brilhantes, imagens brilhantes personalidades brilhantes.
Um presente brilhante vai começar por parte do Educador. Se ele utilizar os Pilares da Educação poderá com certeza formar seres humanos brilhantes, que pensem que critiquem que libertem suas ideias, que vivam plenamente e intensamente uma Educação Excelente.
Se eu começar a desenvolver a capacidade critica hoje no presente, serei no futuro uma pessoa mega brilhante. Uma pessoa feliz, moral, completa e clara. Se vencermos nossos pensamentos negativos poderemos ser grandes positivistas. Se sairmos da zona de conforto poderemos ser seres humanos mega brilhantes e felizes. Isso será gratificante e maravilhoso. Presente Brilhante resultará Futuro Mega Brilhante, claro com esforço, garra fé e perseverança.
Vendedor de Sonhos
Por Maycon Tienga
A Educação Excelente vai além de qualquer metodologia. Ela utiliza método psicológico social para que seus alunos nunca desistam de si. Ela utiliza ferramentas da Psicologia Multifocal (Augusto Cury) para obter resultados otimistas e positivos de seus alunos.
A venda de sonhos significa dar a um jovem que pensa que é o fim uma chance de recomeçar, vendendo assim mais uma vírgula. E não o deixando dar um ponto final com um suicídio. Vender Sonhos significa ter esperanças num aluno desinteressado, frio e fechado. Vender Sonhos deveria ser o Pilar que visasse o resgate de alunos e filhos perdidos.
Os sonhos que um dia foram levados, saqueados pela insensatez, pelo engano e pelas ilusões, agora podem então serem resgatados por Educadores Excelentes. Vender Sonhos significa resgatar a fé salvar o amor e restabelecer a esperança. Esse hábito levará um aluno e um filho a serem felizes de verdades.
Ser amigo antes de tudo
Por Maycon Tienga
Um Educador por Excelência entende que ser amigo é melhor antes de tudo. Ele sabe que sendo amigo sondará o coração de seu aluno ou filho. Ele sabe que sendo amigo na angustia o mesmo aluno ou filho desejará sua mão e conselho.
Ser amigo antes de tudo é um Pilar da Educação que deve ser praticado não somente como regra, mas como uma gentileza, um ato solidário e altruísta. Um Educador por Excelência toma essa atitude e torna esse pilar um hábito de sua metodologia.
Ser amigo antes de tudo é saber escutar primeiro. É saber dialogar. É saber usar a sabedoria. É saber ser longânime, pacifico e temperante. Não é dominar seus aprendizes. É dar-lhes oportunidades de libertarem seus mundos, a viverem suas vidas e a não ficarem presos ao sistema social. É ser amigo sempre amigo.
Riqueza Educacional- O Diálogo
Por Maycon Tienga
A Educação Excelente tem esse Pilar Educacional Valiosíssimo – O Diálogo .Que é a alavanca de uma formação educacional genuína. A riqueza educacional-Diálogo vai levar seus alunos ou filhos a serem grandes pensadores. O Diálogo romperá os tabus. O Diálogo fortalecerá a educação de nossos filhos e alunos.
O Diálogo pode levar um simples aluno a um grande pensador. Pode levar uma pessoa triste a ser uma pessoa mais alegre. Pode levar uma pessoa insegura a ter mais segurança de si. Pode levar um filho depressivo a ser um filho feliz. Pode levar miseráveis a serem ricos, só porque são ouvidos e escutados.
Educadores por Excelência precisam usar esse Pilar da Educação- O Diálogo, para que a educação de seus alunos ou filhos seja completa, total e gratificante. Precisa, porque a necessidade é muito grande. Se não usarmos esse hábito do Diálogo, formaremos robôs, alunos frustrados e filhos infelizes. Então faça sua parte Educador.
Inspire a Criatividade
Por Maycon Tienga
Outro Pilar da Educação que forma seres humanos pensantes é a necessidade de inspirar a criatividade. É missão dos Educadores por Excelência cumprir esse papel. Levar o aluno a libertar a sua criatividade gerará a formação de futuros educadores, pais brilhantes, professores fascinantes.
Os Educadores por Excelência tem essa meta primordial de inspirar a criatividade de seus aprendizes, isso por meio de projetos, trabalhos avaliativos, não só com informações prontas ,mas com a critica e a criatividade de seus alunos, a fim de que eles entreguem um trabalho excelente.
Inspirar a Criatividade leva ao aluno a viver sempre uma educação harmoniosa, eficiente e produtiva, além dos moldes educacionais. Inspirar a Criatividade leva ao aluno a descobrir o mundo da arte e da loucura genuína. Leva-o a ser e não a ter. Leva-o a romper metodologias banais e leva-o a ser um humano com humanidade.
Esperança no Caos
Por Maycon Tienga
A consequência de acreditar no desacredito dá ao desacreditado uma chance de ser um aluno excelente. A consequência de lutar pelos alunos desinteressados dá a eles a oportunidade de serem alunos com bastante mente crítica e intelectual. Onde a sociedade vê mais um simples aluno. Os Educadores por Excelência vê um ser humano com grande capacidade critica.
Há esperança em meio ao caos. Sim há. É missão dos Educadores por Excelência nunca desistirem de ensinar aos seus alunos a lutarem por si e por seus ideais. É uma missão eterna. É missão dos Educadores por Excelência utilizar os Pilares da Educação para que haja harmonia educacional e emocional em seus alunos.
Enquanto o sistema social visa somente simples alunos, Os Educadores por Excelência visam, além disso, visam à formação de mentes brilhantes, não artificialmente, contudo a formação de homens e mulheres que brilhem pelo que são e não pelo que tem. Há esperança no caos.
Educação da Emoção
Por Maycon Tienga
Está nas mãos dos Educadores por Excelência, sendo eles professores ou pais, a missão de educar a emoção de seus futuros educadores. Você que é professor ou pai precisa saber que um crescimento produtivo e uma saúde psíquica começará quando ensinar seus alunos-filhos a educarem suas emoções. E É um grande desafio.
Não é você quem vai proteger a emoção de seus alunos ou filhos, mas é você quem vai ajudá-los a protegê-la fazendo a missão de Educar a emoção. Cumprir esse Pilar da Educação é um dos desafios mais difíceis de toda e qualquer educação. Não é fácil ,mas será bastante motivador.
Educar a emoção implica dizer aos seus alunos-filhos todas as coisas que a vida impõe todas as coisas que acontece com o ser humano. Mas não vá deixá-los com medo senão eles nunca ousarão lutar por si e muito menos pelos seus sonhos. Educar a emoção vai além de sermões, conselhos, ou dicas, ou livros de autoajuda. Educar a emoção implica ajudá-los na jornada da vida. Não é da noite pro dia essa educação. É uma estrada muito longa, mas que no final você ficará satisfeito.
Caminhos Inteligentes
Por Maycon Tienga
Um dos Pilares da Educação que desvia os males é saber caminhar por Caminhos Inteligentes. Ter sabedoria para lidar com todo tipo de aluno. Claro que todos são alunos, mas cada um tem um mundo e um potencial diferente. E há aqueles que se escondem na órbita de seus mundos. E é aí que os Educadores por Excelência utilizam a sabedoria indo por caminhos Inteligentes.
Professores, ou melhor, Educadores sabem que existe todo tipo de aluno. E há aqueles que são mais intensos e há aqueles que são mais tensos. Há aqueles que se revelam e há aqueles que se segredam. Há aqueles que são tímidos e há intrépidos. Há aqueles que falam e respondem as questões orais e há aqueles que têm vergonha de se expor. E é nesse contexto que os Educadores por Excelência cumprem um dos Papéis da Educação Verdadeira.
Tomar caminhos inteligentes para motivar e libertar as ideias e a critica de um aluno fechado em seu mundo. Criar uma situação para que este aluno venha desenvolver verdadeiramente sua intelectualidade. Viabilizar um crescimento produtivo de um aluno desse modelo é cumprir uma das metas dos Pilares da Educação.
Além do que os olhos podem ver
Por Maycon Tienga
Uma Educação Excelente visa o olhar deveras de seus alunos. Uma Educação Excelente visa o verdadeiro crescimento intelectual, onde o futuro educador olha além do que os olhos podem ver. Adquire-se então uma cosmovisão verdadeira de si e do mundo. Ver além do sistema social, ver além da sociedade estressante, ver além da Educação Superficial.
Onde o sistema social forma simples alunos, os Educadores por Excelência forma seres humanos com capacidade critica. Onde a sociedade estressante vive na zona artificial e superficial, os Educadores por Excelência leva seus aprendizes a terem uma sede e uma fome de se aprofundarem e de viverem no oceano do conhecimento eficaz.
Olhar além do que os olhos podem ver significa amar, ter fé e esperança em meio a uma sociedade estressante e uma educação superficial. Significa ser um humano e ter capacidade critica excelente. Olhar além do que os olhos podem ver significa praticar os valores morais e éticos para atingir um nível de humanidade produtiva.
Novas Atitudes Novos Hábitos
Por Maycon Tienga
A Educação Excelente começa quando um Educador repugna contra a metodologia do sistema artificial e reinicia uma educação produtiva e eficaz. Um educador que levanta a bandeira da criatividade e da esperança vence o mundo artificial. Esse Educador sabe que a Educação é um projeto de vida e não somente um simples processo de alfabetização.
Existem alunos e alunos. Não que existam alunos bons ou maus, a questão é que os alunos que não se interessam pela aula, não é porque eles não queiram, é pelo fato de nãos serem motivados e estimulados. É missão do Educador por Excelência tomar novas atitudes, atitudes inesperadas que levará ao aluno desinteressado a obter novos hábitos. Se fizer isso o Educador por Excelência levantará um pensador e não somente um aluno do sistema social.
Novas atitudes, leva a novos hábitos de tais alunos. O aluno que não se interessava pela matéria, agora responde as questões com clareza. O aluno que odiava redação, agora escreve livremente. O aluno que não participava de projetos pedagógicos agora lidera e organiza ideias. Isso é ótimo e gratificante para um Educador por Excelência e dessa mesma forma é na interação pais-filhos. Novas atitudes dos pais provocarão novos hábitos de seus filhos. Ao invés deles se trancarem no quarto agora eles querem estar perto de vocês, ouvi-los, sorrir com vocês. Agora sim a Educação Excelente está cumprindo seus papéis.
Estimulando a Arte de Pensar
Por Maycon Tienga
Um verdadeiro Educador por Excelência sabe qual a melhor forma de levar uma pessoa a ser intelectualmente desenvolvida e ter capacidade critica eficiente - estimulando a arte de pensar. Levando seu aluno ou seu filho a descobrir seu mundo e a libertação de ideias começa pela vontade de pensar. Não pensar por pensar. Mas pensar com objetivo, desejando descobrir o mundo a sua volta e as verdadeiras fontes do saber.
Estimular a Arte de Pensar é dever de todo Educador por Excelência, para que seus aprendizes possam ter uma mente equilibrada, harmoniosa e espírito empreendedor, A arte de pensar leva pessoas a serem donas de si, diretoras de suas peças, luz de seus caminhos, tempero de seus sonhos e líder de si mesmas. Leva uma pessoa a viver uma vida digna e de qualidade.
Estimular a Arte de Pensar é um dos Pilares da Educação mais importantes, porque é ele quem tira a pessoa da zona superficial a se aprofundar no conhecimento e a mergulhar no oceano da verdade e da compreensão. O Educador que estimula a Arte de Pensar está cumprindo seu dever e sua missão de formar pensadores.
Que pensem e que vivam.
Combatendo o Pensamento Negativo
Por Maycon Tienga
O ser humano precisa saber gerenciar seus pensamentos. Porque a todo o momento nossa mente recebe imagens, pensamentos, que podem ser construtivos ou destrutivos, podem nos levantar ou nos derrubar, podem nos fazer chorar ou nos fazer sorrir, temos que aprender a combater o pensamento negativo.
Não é fácil combater o pensamento negativo, mas com treinamento poderemos ser excelentes em situações contraditórias. O pensamento negativo pode levar uma pessoa à depressão se ela não souber as estratégias para combatê-lo. O pensamento negativo leva uma criança a ser tímida, leva um adolescente a viver isolado, leva um jovem a viver libertinamente e leva homens e mulheres a viverem ilusões. As ilusões que criamos em nosso consciente.
Para combater o pensamento negativo, o educador precisa levar a pessoa a entrar no palco de sua mente e expulsar o pensamento negativo e substituí-lo por um pensamento positivo. É simples. O mal só se vence pelo bem. A mentira só se vence pela verdade. O Pensamento negativo só se vence pelo pensamento positivo.
A verdadeira Educação
Por Maycon Tienga
A verdadeira Educação concentra-se nos valores éticos e morais. Onde o Educador por Excelência utiliza Pilares da Educação para levar seus alunos a irem além da dinâmica didática. A verdadeira Educação tem uma cosmovisão além do sistema social. Cumpre as ordens do Ministério da Educação, mas luta por seus alunos também.
A Educação deveria ser a coisa mais importante, entretanto não é o que eu tenho observado e analisado. O que eu tenho visto é a educação sistemática, sem fins de desenvolvimento do intelecto e nem da libertação da mente criativa. É triste este cenário. A verdadeira Educação vai além desse molde superficial que não aposta em seus futuros educadores.
A verdadeira Educação não é de esquerda, mas é uma educação que visa o verdadeiro crescimento intelectual e a liberdade de se expor. Leva seus alunos a pensarem mais no mundo que são, porque o mundo que estão é fácil conhecê-lo. A verdadeira Educação levanta seres humanos enquanto a Educação Superficial levanta robôs. É Triste saber disso.
Capacidade Crítica Eficiente
Por Maycon Tienga
Hoje em dia está ficando cada vez mais difícil ver um jovem que pense em sua vida, que lute pelos seus ideais, que viva plenamente a critica eficiente. O sistema social tem levado nossos filhos e alunos a viverem na zona superficial e impedindo-os a criticarem as coisas mais importantes da vida.
Está nas mãos dos Educadores por Excelência a missão de libertar e desenvolver a Capacidade Critica Eficiente de seus alunos e filhos. Porque o sistema social tem gerado muitos homens com pensamento e mentalidade artificial. Onde a critica não tem espaço. A aceitação de ideologias e filosofias e concepções errôneas estão entrando na vida das pessoas sem ao menos elas analisarem-nas.
A Capacidade Critica Eficiente vai levar nossos futuros educadores de si e de seus filhos e alunos, a viverem uma vida harmoniosa, verdadeira, feliz, moral e real. Nos moldes dos valores morais e éticos e não na zona superficial de um sistema caótico e artificial. Eles irão além de tudo e viverão dias melhores. E influenciarão muitas outras pessoas. É tempo de desenvolvimento educacional.
Protegendo a Emoção
Por Maycon Tienga
Numa sociedade estressante, tenho visto as pessoas sofrendo sérias consequências porque não protegem a emoção. Não guardam o coração das saídas da vida. Tenho visto pessoas frustradas ,decepcionadas consigo mesmas ,só porque perdeu uma única vez, só porque errou no meio do caminho, só porque não pensou bem na estratégia a tomar.
O sucesso pessoal e profissional vai depender se protegemos a emoção. A fim de que os dias maus, não tomem conta de nossa mente e nem de nosso coração.
Uma educação excelente é baseada também na proteção da emoção. Professores precisam ajudar aos seus alunos a protegerem a emoção, para nunca serem abalados por simples conflitos. Pais precisam ajudar seus filhos a protegerem a emoção, para que a vida não pregue tantas peças.
Se proteger a emoção, a vitória será genuína. Se proteger a emoção, as coisas mais difíceis se tornam mais fáceis. Se proteger a emoção o que era complicado se torna simples. A questão é saber como proteger a emoção. Sabe Por quê? Porque existem muitos jovens desistindo de si mesmos e até chegam ao ponto de suicidarem. Pais não sabem o que fazer porque seus filhos não querem viver o agora e muito menos pensar no futuro. E a emoção vai ficando cada vez mais fria, saqueada pelos males da vida.
Precisamos logo ajudar nossos filhos e alunos a protegerem a emoção para que eles venham enfrentar a vida e vencer desafios.
Sociedade Estressante
Por Maycon Tienga
O risco é muito grande, numa sociedade estressante, onde tanta informação é inserida nas mentes de nossos alunos. Informações estas que muitas vezes não os edificará para ser alguém brilhante, entretanto para ser uma máquina. Um ser que repete informações.
Numa sociedade estressante, o risco de criar pessoas sem capacidade critica é muito grande. O que estamos formando? O que o sistema social está projetando para nossos filhos e alunos? O que fazer para mudar a metodologia que tem feito de nossos alunos e filhos, seres robóticos?
A sociedade estressante tem além de tudo manipulado nossos alunos e filhos a viverem na zona superficial de uma educação vaga. Eles não estão preocupados com a formação genuína. Não estão preocupados com o desenvolvimento da libertação idealista de nossos alunos. E os Pilares da Educação que deveriam ser colocados em práticas estão sendo banidos, dia após dia e nossos filhos e alunos estão cada vez mais superficiais.
O amor é a base da Educação
Por Maycon Tienga
O amor é o sentimento mais lindo que existe. E o mais inexplicável. E tenho certeza de que ele é a fonte de todas as coisas. Sem o amor nada seríamos. E uma educação produtiva e excelente precisa estar focada neste sentimento-Amor.
Um bom educador gosta dos alunos, mas um excelente educador ama seus alunos.
O amor é a base da Educação. Sendo eles professor-aluno ou pais-filhos. O que importa é amar. E se eu amo, dou oportunidades de crescimento ao meu aprendiz.
Se eu amo eu acredito no desacreditado. Se eu amo eu luto pelo verdadeiro crescimento intelectual e pessoal também.
O amor é o pilar mais importante da educação. Porque é ele que sustenta e dá forças ao educador, ao professor, aos pais, aquele que trabalha com recursos humanos.
Esse pilar não é um simples sentimento, contudo é uma força invencível. Que leva os educadores a ter uma visão esperançosa de seus alunos. Um pilar que leva os pais a querem dia após dia estar perto de seus filhos. Um pilar tão poderoso que coopera para o bem da educação intelectual e psíquica.
Educadores Superficiais
Por Maycon Tienga
Posso começar dizendo com maior verdade que os Educadores Superficiais vivem atrás da dinâmica didática e não libertam a mentalidade criativa de seus alunos. Educadores Superficiais vivem numa zona acomodada ao sistema social. Claro que devemos respeitar a lei do Ministério da Educação e do sistema social, entretanto levar os nossos alunos a um desenvolvimento da capacidade critica e intelectual não é um crime, pelo contrário, será a melhor coisa que um Educador de verdade faz.
Posso te dizer também que eu como Redator de vários blogs, só abri minha mente criativa, minha capacidade criativa depois de ter entrado no Ensino Médio, onde eu me “rebelei” contra o sistema social, não que eu fiz nenhum ato insano ou qualquer coisa que seja criminosa, eu simplesmente pensei e refleti e provoquei minha mentalidade criativa. Comecei então a criticar tudo que eu via pela frente. Desde as coisas mais banais até as mais Excelentes e Altamente critica.
Porque que eu falo isso? Porque mesmo que os meus educadores não me ajudassem a libertar minha capacidade critica e nem as minhas ideias, eu repugnei contra isso e hoje tenho uma mentalidade que me possibilita ver as coisas e o mundo, a cultura, a religião de diversos ângulos e de diversas cosmovisões.
A imagem de um educador
Por Maycon Tienga
Um educador é reconhecido e notado pela sua imagem, pelo seu exemplo, e pelo seu potencial e personalidade. Pode ver que muitos de nós queremos ser iguais aos nossos professores. Moldamo-nos muitas vezes em seu modo de ser, a sua intelectualidade e conhecimento da vida.
A imagem de um educador é importantíssima, porque atrairá alunos e aprendizes para desejarem ser alguém melhor. E para ser alguém melhor é preciso ter um exemplo, um modelo, um espelho educador. Um dos pilares da educação se concentra numa imagem educativa que está disponível a todo instante a mostrar aos seus alunos o que é verdadeiramente ser um humano.
A imagem de um educador é imprescindível, porque este é notado o tempo todo, na sala de aula, na sua vida social, enfim todo o tempo. A imagem de um educador é um pilar educativo importantíssimo para o processo de formação de seus alunos. E na visão de pais e filhos, os pais precisam saber disso que seus filhos observam o tempo todas suas atitudes, seus modos de ser e sua personalidade. Então é preciso ser o que somos de verdade. Educadores.
Excelência Educacional
Por Maycon Tienga
Um educador que visa o crescimento intelectual e capacidade critica de seus aprendizes, tem o meu elogio de serem chamados de excelentes. Não por exaltação, ou adoração, mas por reconhecimento de seus esforços.
A excelência educacional utiliza pilares da educação, que concentram-se nos valores morais e éticos e na intensa capacidade critica de seus alunos. Um professor que pergunta ,pergunta e pergunta provoca nos seus alunos a capacidade critica. Os pais que ouvem e ajudam seus filhos, os levam a compreenderem a vida .
A excelência educacional gera na mente de seus alunos uma mentalidade filosófica. Gera conhecimento e crescimento Intelectual. A excelência educacional é incansável nas suas batalhas e nos seus projetos. E a missão maior é a formação de homens e mulheres prontos para vencerem seus medos, seus temores, a superarem suas perdas, frustrações e decepções, a triunfarem sobre suas mazelas, ilusões e vaidades.
Indústria Superficial
Por Maycon Tienga
A indústria de ensino sendo escola ou curso tem feito de nossa educação a coisa mais superficial possível, no ângulo intelectual e cultural. É sem dúvida uma Indústria Superficial. Uma indústria onde tudo é resumido, tudo é retórico e tudo é banal. Tudo é repetido e rotineiro.
Às vezes é preciso sair do roteiro. Para que nossos alunos e filhos venham compreender com seus próprios olhos suas vidas, o mundo a sua volta e a própria indústria superficial.
A saída para essa caótica indústria é fazer com os jovens olhem além do que o sistema social quer, Além do que a educação brasileira insiste em ensinar. Não sei se podemos combater a Indústria Superficial, mas sei que podemos sim formar jovens determinados com vontade de ser o que são de verdade com capacidade critica e uma verdadeira intelectualidade.
O excesso de Informações
Por Maycon Tienga
Numa entrada de época universalista, o sistema social está ficando cada vez mais critico. As escolas cada vez mais estão ensinando o que não é tão essencial e o que é essencial está sendo menos priorizado. Essa realidade não é tão nova assim, mas com o universalismo o excesso de informações tem colocado na mente de nossos alunos e filhos um lixo que tem agredido o ambiente psíquico.
O sistema social não está preocupado em formar seres humanos com capacidade critica, pelo contrário eles estão com a simples missão de formar seres humanos egoístas, superficiais e soberbos. O excesso de informações não tem levado a saúde emocional de nossos jovens, ao invés disso, os nossos jovens estão sofrendo e sofrendo em vão.
É preciso rapidamente não abolir esse excesso de informações, mas levá-los a terem capacidade critica e gerenciar as suas emoções, para que não sejam manipulados pelo sistema social e nem por filosofias baratas. Essa é a missão de um educador.
Reconstruindo Personalidades
Por Maycon Tienga
Nessa época de tanta cultura em movimento, de tanta moda rodeando corações e de tantas filosofias roubando mentes, a personalidade de nossos filhos e alunos tem ficado igual a de todo mundo. Não temos visto jovens brilhando, não temos visto a diferença de um jovem para outro jovem. Eu creio que cada pessoa é diferente da outra., Mas essa diferença está sendo bloqueada pelo sistema mundano, pós-moderno e universalista.
Está na hora de nossos educadores se levantarem para reconstruir personalidades. Está na hora de tomar uma atitude inesperada, a qual os jovens nunca viram e precisam ver. Está na hora de adquirir novos hábitos e novas atitudes para que nossos filhos e alunos sejam pessoas brilhantes e felizes pelo que são e não pelo que tem.
Tenho visto a despersonalização fazendo parte dessa época de liberalismo e legalismo, onde tudo é de fácil acesso, até mesmo as coisas profanas.
O meu desejo é que todos os educadores tomem consciência dessa triste realidade, para que possam logo revolucionar a educação de nossos alunos, na visão de valores morais e éticos, que equilibra a sociedade.
O sofrimento Produtivo
Por Maycon Tienga
Certa vez eu li num livro que Sofrer nos Faz Crescer. E que podemos viver então vales e montanhas. Entretanto a sobrevivência e a superação de uma vida sofrida é levar uma vida baseada em valores éticos e morais e numa educação verdadeira e produtiva.
O sofrimento produtivo é aquele onde a pessoa erra e se arrepende do erro, mas ela não se paralisia, pelo contrário recomeça sua vida. Ela é uma pessoa que repara as coisas. O sofrimento produtivo é aquele que nos faz chorar, mas depois nos dá alegria.
É o sofrimento onde eu vivo intensamente uma educação moralista e ética, moldada na verdade e na sinceridade.
Um educador e um auto educador precisam saber muito bem disso, porque é ele quem está no controle da vida de seu potencial e no potencial de seus alunos e filhos. Um professor precisa sofrer pelos seus alunos, um pai precisa sofrer pelo seu filho, e você precisa sofrer por você mesmo, a fim de que alcance a excelência.
Não há vitória sem sofrimento.
E o sofrimento produtivo leva alunos a serem sal e luz, leva filhos a serem seres humanos de verdade e faz da nossa sociedade uma sociedade harmoniosa equilibrada e feliz.
Combatendo o Individualismo
Por Maycon Tienga
Hoje em dia está ficando cada vez mais difícil conversar com o jovem sobre o mundo que ele vive que ele vê e que ele sente. O individualismo tem levado jovens a serem fantoches do sistema, da cultura, da moda e das ideologias banais, mas com a aparência magnífica e atrativa.
A necessidade do ser humano hoje por materialismo e uma vida libertina tem levado muitos a viverem superficialmente e infelizes. O individualismo tem aprisionado mentes corações e almas num sistema social superficial e artificial.
É necessário e importantíssimo hoje e agora combater desde já as raízes do individualismo para que nossa geração não seja egocêntrica e nem fiquem perdida em seus mundos, mas o que tem acontecido é uma grande massa de jovens e adolescentes sendo levados a uma decadência moral e intelectual. E os valores assim ficam banidos.
Mundo Artificial
Por Maycon Tienga
Vivemos num tempo artificial, num mundo artificial, assim nossas mentes podem sofrer bastante impacto da desvalorização intelectual por causa de um sistema nesse molde artificial. Podemos ainda viver numa zona de conforto e na superfície do conhecimento, formamos então seres humanos sem intelectualidade e sem capacidade critica e nem mesmo argumentativa.
Tenho a infelicidade de dizer que nossa educação atual está vivendo esse mundo artificial, aderindo visões e cosmovisões banais e que leva nossos filhos e alunos a serem máquinas didáticas e desestruturadas criticamente. Isso é fato. A triste realidade da nossa educação que deveria ser uma das melhores.
Trago nesse meu blog Pilares da Educação, novos hábitos e novas atitudes que promovam a verdadeira educação, que visa crescimento intelectual de qualidade e uma saúde psíquica. E a solução é adquirir novos hábitos que mudem a estrutura de ensino, para que nossos alunos e filhos sejam felizes, inteligentes e que sejam seres humanos com valores.
Semeando Valores
Por Maycon Tienga
É imprescindível para um aprendiz e para um ser humano ter valores éticos e morais. Uma educação baseada nesses valores é uma educação verdadeira.
E o objetivo essencial de um genuíno educador é esse: semear valores, sendo eles éticos e morais.
Não se deve formar seres humanos a base da didática pronta somente, claro que isso é necessário para a formação acadêmica e cultural, mas um ser humano precisa ir além dessa concepção, ele precisa adquirir hábitos éticos e morais. Agir como um verdadeiro ser humano que visa uma harmonia pessoal social e profissional.
Em todos os ângulos de sua vida.
E uma pessoa com esses valores vão além da cultura e do sistema social. Valores estes que muitas vezes os pais não ensinam aos seus filhos e nem os professores muitas vezes se preocupa com isso. Então a vida ensina, mas ensina mal, e o “aluno” recebe muitas vezes peças que o leva a perder a proteção da sua emoção e assim o seu domínio próprio. A solução para que isto não aconteça mais é que os educadores acordarem enquanto há tempo de mudança. E há. Basta Semear.
Acreditando no Desacreditado
Por Maycon Tienga
O Projeto Pilares da Educação não é um projeto com o objetivo na visão pedagógica, mas é um projeto com um único objetivo de levar uma pessoa em processo de aprendizado a sair da zona de conforto didático para entrar numa cosmovisão critica.
Levá-lo a ampliar seus horizontes.
E num mundo com um sistema social caótico nossos filhos e alunos estão sendo manipulados e se formando pela concepção didática e não estão desenvolvendo uma capacidade critica. E está nas mãos do Educador à tarefa e o desafio de acreditar no desacreditado. A acreditar num aluno que vive repetindo informações a fim de levá-lo a acreditar em seu potencial critico.
Estamos num tempo de abolição da critica e florescimento do conformismo didático e frio. A função principal de um Educador sendo ele professor, pai, instrutor, não importa o que seja o que importa é que um Educador acredita no desacreditado. Acredita nas sementes da Ética e da Moral. Acredita num inesperado. Um aluno que jamais demonstrou audácia e sede de conhecimento, agora busca dia após dia o crescimento intelectual e a saúde emocional. Assim os educadores formam um ser humano com valores indescritíveis. É essa a Missão de Um Educador por Excelência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário